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@PhDThesis{Rocha:2017:ImPrCo,
               author = "Rocha, Adilson Cle{\'o}menes",
                title = "Impacto provocado pelas condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas 
                         sobre a carga de trabalho dos controladores de tr{\'a}fego 
                         a{\'e}reo e sobre as emiss{\~o}es de CO2 nas {\'a}reas 
                         terminais de S{\~a}o Paulo e Rio de Janeiro",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2017",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2017-06-19",
             keywords = "emiss{\~o}es atmosf{\'e}ricas. gerenciamento de tr{\'a}fego 
                         a{\'e}reo. carga de trabalho. simula{\c{c}}{\~a}o. 
                         invent{\'a}rio de emiss{\~o}es. atmospheric emissions. air 
                         traffic management. workload. simulation. emissions inventory.",
             abstract = "Este trabalho estima o impacto provocado pelas 
                         condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas sobre a carga de 
                         trabalho dos controladores de tr{\'a}fego a{\'e}reo e sobre as 
                         emiss{\~o}es de CO2, dentro das {\'a}reas terminais de S{\~a}o 
                         Paulo e Rio de Janeiro, em dias espec{\'{\i}}ficos de 2014, por 
                         meio do emprego do Total Airspace and Airport Modeller TAAM. Ele 
                         contribui com informa{\c{c}}{\~o}es que servir{\~a}o de base 
                         para o planejamento e a tomada de decis{\~a}o no contexto do meio 
                         ambiente e mudan{\c{c}}as clim{\'a}ticas e do transporte 
                         a{\'e}reo nacional, este em rela{\c{c}}{\~a}o {\`a} 
                         seguran{\c{c}}a e efici{\^e}ncia operacional. Destaca, ainda, a 
                         necessidade de melhorar o gerenciamento do tr{\'a}fego a{\'e}reo 
                         com o objetivo de otimizar os custos das empresas a{\'e}reas. 
                         Foram realizadas oito simula{\c{c}}{\~o}es, com 2.192 voos, 
                         utilizando as configura{\c{c}}{\~o}es-padr{\~a}o do simulador. 
                         Em todas elas, foram inseridas somente as regras de tr{\'a}fego 
                         a{\'e}reo vigentes em 2014, al{\'e}m das a{\c{c}}{\~o}es de 
                         gerenciamento de fluxo empregadas pelo CGNA, em n{\'{\i}}vel 
                         nacional, durante a presen{\c{c}}a das condi{\c{c}}{\~o}es 
                         meteorol{\'o}gicas significativas. Uma serviu de base, e, em 
                         outras sete, foram inclu{\'{\i}}das condi{\c{c}}{\~o}es de mau 
                         tempo em dias, hor{\'a}rios e setores espec{\'{\i}}ficos da 
                         TMA-SP e TMA-RJ. Os resultados demonstram como a carga de trabalho 
                         dos controladores {\'e} impactada pelos movimentos das aeronaves 
                         nos setores da TMA-SP e da TMA-RJ em decorr{\^e}ncia do mau 
                         tempo. Tratando-se de emiss{\~o}es de CO2, percebe-se que a 
                         presen{\c{c}}a de condi{\c{c}}{\~o}es meteorol{\'o}gicas 
                         adversas ao voo provoca um aumento que varia entre 9% e 13%, 8% e 
                         15%, e 9% e 11%, na TMA-SP e na TMA-RJ juntas, somente na TMA-SP, 
                         e somente na TMA-RJ, respectivamente. Em termos de quantidade, 
                         isso representa valores estimados que variam entre mais de 3.900 
                         toneladas e mais de 4.050 toneladas di{\'a}rias de CO2 na 
                         {\'a}rea total de estudo. Algumas peculiaridades do trabalho 
                         dever{\~a}o ser levadas em conta por parte dos interessados para 
                         o melhor uso das informa{\c{c}}{\~o}es presentes nesta tese. 
                         ABSTRACT: This work estimates the impact caused by weather 
                         conditions on air traffic controllers' workload and CO2 emissions, 
                         in the terminal areas of S{\~a}o Paulo and Rio de Janeiro, on 
                         specific days of 2014, through the use of Total Airspace and 
                         Airport Modeller - TAAM. It contributes with information that will 
                         serve as a basis for planning and decision making in the context 
                         of the environment and climate change and national air transport, 
                         in relation to safety and operational efficiency. It also 
                         highlights the need to improve air traffic management to optimize 
                         airline costs. Eight simulations, with 2,192 flights, were 
                         performed using the simulator's default settings. In all of them, 
                         only the air traffic rules that were in effect in 2014 were 
                         inserted, in addition to the flow management actions employed by 
                         CGNA, at the national level, during the presence of significant 
                         meteorological conditions. One of them served as a base, and, in 
                         the other seven, bad weather conditions were included in days, 
                         times and specific sectors of TMA-SP and TMA-RJ. The results 
                         demonstrate how the workload of the controllers is impacted by 
                         aircraft movements in the TMA-SP and TMA-RJ sectors due to bad 
                         weather. In the case of CO2 emissions, it can be seen that the 
                         presence of adverse weather conditions causes an increase ranging 
                         from 9% to 13%, 8% to 15%, and 9% to 11%, in TMA-SP and TMA-RJ 
                         together, only TMA-SP, and only TMA-RJ, respectively. In terms of 
                         quantities, this represents estimated values ranging from more 
                         than 3,900 tonnes to more than 4,050 tonnes of CO2 per day in the 
                         total area of study. Some peculiarities of the work should be 
                         taken into account by the interested parties for the best use of 
                         the information present in this thesis.",
            committee = "Sansigolo, Clovis Angeli (presidente) and Martins, Maria Paulete 
                         Pereira (orientadora) and Ferreira, Nelson Jesuz and Ataide, 
                         Cleiton Almeida and Barreto, Alexandre de Barros",
         englishtitle = "Impact due to weather conditions on the air traffic controllers 
                         workload and CO2 emissions in S{\~a}o Paulo and Rio de Janeiro 
                         terminal areas",
             language = "pt",
                pages = "261",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3NNAGG5",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3NNAGG5",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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